terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Embriologia


COMO UMA MÓRULA SE TRANSFORMA EM BLASTOCISTO?
A mórula se transforma em blastocisto quando o liquido que existe na cavidade uterina vai entrar nos espaços entre uma célula (blastômeros) e outra e consequentemente vai abrir uma cavidade que vai ser preenchida pelo fluido da cavidade uterina e receberá o nome de cavidade blastocística , se tornando um blastocisto.

DESCREVA O AMINIOBLASTO, SACO VITELINO PRIMITIVO E DEFINITIVO

As células que envolveram as células do Sinciciotrofoblasto e formaram a cavidade exocelômica vão se despregar e vão ir em direção ao centro passando a se chamar agora de saco vitelino primitivo.
Definitivo é a cavidade formada dentro da cavidade excelômica pela proliferação de células ao longo da parte interna da membrano exocelômica.


- DESCREVA A FORMAÇÃO DA VESICULA AMNIÓTICA

Forma-se por volta do 8 dia no polo embrionário, como assoalho o ectoderma e o teto como amnioblastos.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

BIOFISICA


1.     Potencial de repouso da membrana nervosa:
Ocorre quando não se tem sinais nervosos transmitidos, tendo um valor de cerca de -90mV então meio intracelular é negativo em sua região adjacente a membrana. No meio intra-celular tem-se uma maior concentração de potássio k+ ,em relação ao sódio Na+que possui uma maior concentração em meio extra-celular.
2.     Potencial de ação:
Os impulsos nervosos são transmitidos através de potencial de ação, que é uma rápida variação do potencial de repouso, ou seja, do potencial de negativo para o potencial de positivo com um rápido retorno para o potencial de repouso negativo, a membrana muda sua polaridade e depois volta ao normal.
No geral o potencial de ação vai de -70 a -90mV, indo até +10 a +30mV, em fibras nervosas e musculares e de -40 a –60mV até +40mV em m.liso e cardíaco, onde ocorre o efeito platô que será explicado mais à frente.
·         Bomba de Na+ / K+ :
Estão presentes em todos os tecidos, sendo uma bomba eletrogênica, ou seja, gerando uma diferença de potencial entre a parte intra e extra-celular.È uma bomba auto reguladora Ex: quanto mais íon sódio houver dentro da célula mais rápido ela ira bombear o mesmo para fora e ao mesmo tempo ira bombear o íon potássio para dentro da célula.

·
         Canal de vazamento:
Existe em todas a s células, não gastando ATP, pois transporta íons a favor do gradiente de concentração, este canal jamais   se fecha sendo em media 100x mais permeável ao potássio que para o sódio.

Estímulos limares e sub-limiares:

Estímulos limiares:
Ocorre quando a célula atinge o limiar de excitação, ocorrendo inversão da polaridade da membrana plasmática ocorrendo o potencial de ação que se propagara ao longo de toda membrana.
  Estímulos sub-limiares:
O nosso organismo recebe muito mais estímulos do que é capaz de codificar, e esses estímulos não codificados são chamados de sub-limiares.Como o próprio nome sugere o limiar de excitação da célula não chega a ocorrer, não ocorrendo inversão de polaridade, a membrana não e despolarizada não ocorrendo o potencial de ação.

 Fases do potencial de ação:

·         Repouso: é o potencial de repouso da membrana que se encontra polarizada, ou seja -90mV.
·         Despolarização: aumento da permeabilidade da membrana ao íon sódio através da abertura dos canais de sódio voltagem dependentes e o influxo de sódio para dentro da célula.
·         Repolarização: diminuição da permeabilidade da membrana ao íon sódio e aumento da permeabilidade ao íon potássio, isso ocorre, pois os canais de sódio voltagem dependentes começam a fechar e os canais de potássio voltagem dependentes começam a abrir, com o conseqüente efluxo de potássio.
·         Hiperpolarização: não ocorre em todas as células, ocorrendo quando os canais de potássio voltagem dependentes ficam abertos mais tempo que o normal.

 Mecanismos iônicos do potencial de ação:

·
        Canais de sódio voltagem dependentes:
Este canal se abre rapidamente quando a voltagem é alterada, aumentando a permeabilidade do sódio de 500 a 5000 vezes.A comporta de ativação se abre muito mais rapidamente que a comporta de inativação se fecha e o sódio que entra é suficiente para inverter a polaridade.

·         Canais de potássio voltagem dependentes:
Como o anterior também responde a um estimulo limiar, sua comporta de ativação que é lenta começa a se abrir no momento em que a comporta de inativação dos canais de sódio voltagem dependentes começa a se fechar.
·         Canais lentos de cálcio ou cálcio voltagem dependente:
É abundante em m.liso e cardíaco, respondem também a um estimulo limiar, é mais lento que o canal de sódio voltagem dependente apresentando permeabilidade ao sódio e ao cálcio.

Efeito platô:
Ocorre quando a membrana não repolariza imediatamente após a despolarização, o platô prolonga muito a despolarização, e a repolarização só começa alguns milisegundos após o normal.

7.
      Restabelecendo o gradiente iônico:
Ocorre devido à ação da bomba de sódio-potássio, que tem um aumento da atividade quando ocorre o excesso de sódio no citoplasma, o bombeamento aumenta em proporção direta ao cubo da concentração iônica de sódio.

Tetânia:
Aparentemente o cálcio pode se ligar à proteína, que é canal de canal de sódio voltagem dependente, alterando seu nível de voltagem necessária para a ativação do canal, devido à carga elétrica desse íon.Então com uma variação da concentração de cálcio de cerca de um déficit de 50% de cálcio, o que é uma alteração pequena da voltagem, aumenta-se à quantidade de sódio na célula, deixando-a muito excitável.Com isso a célula descarrega algumas vezes, rapidamente ao invés de permanecer em repouso.Tetanização: ocorre à medida que a freqüência de estímulos aumenta, chega um ponto onde cada novo impulso, ou seja, potencial de ação começa antes do termino do anterior, quando a freqüência chega a um nível critico onde as contrações são tão rápidas que se fundem, tem-se o fenômeno da tetanização.

    Período refratário absoluto:
É o período em que o novo potencial de ação não pode ocorrer em fibra excitável, enquanto a membrana estiver despolarizada pelo potencial de ação anterior, isso ocorre, pois os canais de sódio voltagem dependente ou cálcio ou ambos ainda estão abertos pelo potencial de ação, independente da força do estimulo.

        Período refratário relativo:
Ocorre logo após o período refratário absoluto e durante este período um estimulo mais forte que o normal pode excitar a fibra, isso ocorre por dois motivos:
·         Durante este período muitos canais ainda não reverteram seu estado de inatividade.
·         Os canais de potássio estão totalmente abertos causando o fluxo excessivo de cargas para fora da fibra opondo-se ao estimulo.

      Propagação do potencial de ação:
Ocorre através de correntes locais que despolarizam a membrana adjacente, indo para os dois lados da membrana esse processo é conhecido como impulso nervoso ou muscular.
·       
Condução saltatória: nas fibras mielínicas de nodo a nodo.
Os íons não podem fluir através da bainha de mielina, mas fluem com facilidade através dos nodos, portanto os potenciais de ação que fluem de nodo a nodo possuem uma velocidade maior e menos gasto de energia do que em fibras amielínicas.
-    Fibras mielínicas velocidade de 100m/s.
-    Fibras amielínicas velocidade de 0,25m/s.


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

HFF


O QUE INFLUENCIOU O SURGIEMENTO DA FISIOTERAPIA NO BRASIL? COMO SURGIU? QUAIS OS MOTIVOS?
A vinda da Família real  foi fundamental para o surgimento da Fisioterapia no eixo Rio-São Paulo.  O Primeiro curso (técnico) na Santa casa de Misericórdia motivado pelo surto de Poliomielite. O envolvimento do Brasil na segunda guerra foi importante no desenvolvimento da Fisioterapia enquanto prática recuperadora de sequelas.

O QUE É FISIOTERAPEUTA?
Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico Cinesiológico Funcional, a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço

O QUE PODE FAZER?

I - Dirigir serviços em órgãos e estabelecimentos públicos ou particulares, ou assessorá-los tecnicamente; 
II - Exercer o magistério nas disciplinas de formação básica ou profissional, de nível superior ou médio; 

III - supervisionar profissionais e alunos em trabalhos técnicos e práticos.

COMO É A FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA?

QUAIS OS CONSELHOS DE FISIOTERAPIA? QUANDO SURGIU?
Coffito e Creffito. Surgiram em 1975 mas o Coffito foi instalado em 1977 e o Creffito em 1978.

O QUE É SUS?  QUAL O MODELO?
É um novo sistema de saúde, único, que envolve todas as atividades e áreas da atenção à saúde. Criado em 1988.
Modelo Sanitarista, pois tem ações voltadas para promoção, prevenção, proteção e reabilitação de qualquer cidadão com ideia central: “Saúde como direito do povo e dever do estado”.

PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS
UNIVERSALIDADE
- É a garantia de atenção à saúde a todo e qualquer cidadão
- Saúde é direito de cidadania
EQÜIDADE
- É assegurar ações e serviços de todos os níveis, de acordo com a complexidade do caso.
- Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades.
INTEGRALIDADE
- Cada pessoa é um todo indivisível;
- Ações de promoção, proteção e recuperação também é um todo indivisível;


__________________________________________


FISIOTERAPIA, DEFINIÇÃO:
É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.

FISIOTERAPEUTA, DEFINIÇÃO:
Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico Cinesiológico Funcional, a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

ANTIGUIDADE:
- Grécia: Hipócrates utilizou recursos terapêuticos (massagem e casas de banhos) no fortalecimento de músculos enfraquecidos.
- O Cong Fou: primeiro documento escrito que faz referência ao uso de exercícios terapêuticos no alívio da dor (China Antiga)
- Na Grécia já vigorava a idéia de mente sã em corpo são

INDUSTRIALIZAÇÃO
- Surgimento do maquinário, intensificação do trabalho operário, jornadas de trabalho com mais de 16h e acidentes de trabalho. Recuperar para retornar aos postos de trabalho.
- No final do século XIX: surto de poliomielite e o aumento de mutilações foram fundamentais no desenvolvimento de técnicas fisioterapêuticas

PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRAS
Durante a 2ª guerra surgiram escolas de Cinesioterapia para tratar e reabilitar os lesados. A Fisioterapia nos Estados Unidos estava começando nesse momento.

1951
Foi fundada a - Confederação Mundial de Fisioterapia foi oficialmente lançada

FISEIOTERAPIA NO BRASIL
- Vinda da Família real (1808): foi fundamental para o surgimento da Fisioterapia no eixo Rio-São Paulo
- 1929: Primeiro curso (técnico) na Santa casa de Misericóridia motivado pelo surto de Poliomielite;
- 2ª Guerra: o envolvimento do Brasil foi importante no desenvolvimento da Fisioterapia enquanto prática recuperadora de sequelas
- Ocorreu a modernização dos serviços de Fisioterapia no Rio de Janeiro, em São Paulo e o surgimento em outras capitais;
- A modernização dos serviços levou à preocupação e empenho para que o ensino de Fisioterapia (restrito aos médicos) fosse difundido entre os não médicos que praticavam a arte sob orientações médicas



- 1959: fundação da Associação Brasileira de Fisioterapia (ABF);
- 1969: o Decreto-lei 938 regulamentou os Fisioterapeutas (profissionais de nível superior.


Decreto lei 938/1969:
O fisioterapeuta é profissional de nível superior

É atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do ciente.

O profissional pode:
I - Dirigir serviços em órgãos e estabelecimentos públicos ou particulares, ou assessorá-los tecnicamente;
II - Exercer o magistério nas disciplinas de formação básica ou profissional, de nível superior ou médio;
III - supervisionar profissionais e alunos em trabalhos técnicos e práticos.

1994: lei 8856 definiu a jornada de trabalho dos Fisioterapeutas (30 horas-semanais)

_______________________________________

CRIAÇÃO DO SUS (1988)

O QUE É O SUS?
É um novo sistema de saúde, único, que envolve todas as atividades e áreas da atenção à saúde.

O SUS é definido pelo artigo 198 da Constituição do seguinte modo:
As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada, e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
I. Descentralização , com direção única em cada esfera de governo;
II. Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;
III. Participação da comunidade

OBJETIVOS DO SUS
- Melhorar a qualidade de atenção a saúde
- Romper com o passado de descompromisso e irracionalidade técnico-administrativa;
- Servir de norte ao trabalho do Min. da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

LEI ORGÂNICA DA SAÚDE
Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

NOAS - NORMAS OPERACIONAIS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE
Avança nas estratégias de implementação do SUS (REGIONALIZAÇÃO e INTEGRALIDADE)


PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS

UNIVERSALIDADE
- É a garantia de atenção à saúde a todo e qualquer cidadão
- Saúde é direito de cidadania

EQÜIDADE
- É assegurar ações e serviços de todos os níveis, de acordo com a complexidade do caso.
- Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades.

INTEGRALIDADE
- Cada pessoa é um todo indivisível;
- Ações de promoção, proteção e recuperação também é um todo indivisível;


DIRETRIZES DO SUS
- REGIONALIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO
- RESOLUTIVIDADE
- DESCENTRALIZAÇÃO

ANTES DO SUS
Centralização dos recursos e do poder na esfera federal;


DEPOIS DO SUS
Descentralização , com direção única em cada esfera de governo;

_______________________________________________________


Processo saúde-doença
Ouvir o próprio corpo é uma boa estratégia para assegurar a saúde com qualidade, pois não existe um limite preciso entre a saúde e a doença, mas uma relação de reciprocidade entre ambas; entre a normalidade e a patologia, na qual os mesmos fatores que permitem ao homem viver (alimento, água, ar, clima, habitação, trabalho, tecnologia, relações familiares e sociais) podem causar doenças. Essa relação é demarcada pela forma de vida dos seres humanos, pelos determinantes biológicos, psicológicos e sociais. Tal constatação nos remete à reflexão de que o processo saúde-doença-adoecimento ocorre de maneira desigual entre os indivíduos, as classes e os povos, recebendo influência direta do local que os seres ocupam na sociedade

O que é reabilitação?
Intervenções como uso adequado de recursos tecnológicos e uma diversidade de modalidades de atendimentos visando à compensação da perda da funcionalidade do indivíduo, à melhoria ou manutenção da qualidade de vida e à inclusão social.

Qual a abrangência da reabilitação?
As ações de reabilitação abrangem campos complementares como saúde, educação, emprego, segurança social, controle ambiental, lazer, etc.


Recursos Fisioterapêuticos

Cinesioterapia; Laserterapia; Hidroterapia; Massoterapia; Acupuntura


Especialidades reconhecidas pelo COFFITO
Acupuntura; Fisioterapia Dermatofuncional; Fisioterapia Esportiva; Fisioterapia do trabalho; Fisioterapia Neurofuncional; Fisioterapia Oncofuncional; Fisioterapia Respiratória; Fisioterapia Traumato-ortopédica; Osteopatia e quiropraxia; Fisioterapia em saúde coletiva Fisioterapia uroginecofuncional;
Fisioterapia em Terapia Intensiva;


Áreas de atuação
Fisioterapia em Geriatria e gerontologia; Fisioterapia Pediátrica; Fisioterapia pericial; Fisioterapia Hospitalar; Fisioterapia do sono; Pilates;

_______________________________________________________