quinta-feira, 14 de março de 2013

BIOQUÍMICA 3


1.Assinale verdadeiro ou falso para os seguintes anunciados
( V )As alterações eletrostaticas em uma mesma linha reta,dos tres atomos envolvidos, e menos frequente no vapor de agua,agua liquida e gelo, respectivamente.
( F )Quanto mais fortemente 0 acido se dissocia,maior eo seu pKa.
( F )A atração eletrostatica resultante entre o atomo de oxigenio de uma molecula de agua e o atomo de hidrogenio de outra molecula constitui uma ponte de solvatação.
( V ) Dizer que duas solu~6es diferem por uma unidade de pH signifiea que uma dessas solu~6es tem uma concentra~ao de H+ 10 vezes menor que a da outra.
( F ) Os átomos de H ligados covalentemente ao átomo de C participam de pontes de H com N e O

2. Explique... “A ideia de acidez cresce com o abaixamento do Ph, vice versa...”

O pH reflete a concentração de hidrogenio livre na solução. Dessa maneira uma maior concentração de H+ resultara num pH numericamente baixo, ou seja, quanto mais H+ livre na solução menor sera 0 pH, tornando a solução mais acida, e quanto
menor for a concentração de H+ 0 pH será numericamente mais alto, tornando assim a solução mais basica.

3
.Explique como se dá equilibrio acido-base do tampão bicarbonato em função de disturbios do pH sanguíneo. Após intensa atividade muscular?

O tampão bicarbonato depende da concentração de acido carbonico e este da pressão parcial do C02. Quando intensa atividade muscular e realizada, produzindo assim acido latico e este se dissocia Iiteralmente em H+. O H+ passa dos tecidos para o sangue provocando uma alteração do pH. Para o sangue voltar ao pH normal (7,4) 0 H+ une ao bicarbonato formando acido carbônico controlando então o excesso de H
. Com a formação do acido carbonico ha sua dissociação forma H20 + C02. O C02 e eliminado com o aumento da frequência respiratória fazendo com que a pressão parcial do C02 retorne a condição normal.

4. Uma solução de
glicina (+H3N-CH3-COOH)O,lM e com ph 1,72 foi total mente titulada com solução NaOH 2.0M, responda:

(a)Em qual forma da glicina tem a carga media Iiquida de +0,5. H3N+-CH2-COOH

(b)Qual a forma da Glicina no pl – H3N+-CH2-COO-

(c)Em qu
al forma a glicina esta total mente titulada. H2N+-CH2-COO-

(d)Qual e a fo
rma da glicina no pKa2. H3C-CH2 em concentrações iguais

5. As seguintes proteinas T,We H apresentam pi de 4
,3; 6,5; 8,8; respectivamente. Explique o comportamento destas proteínas quando em solução de pH 5,6.

A proteina
T esta sendo colocada num pH mais basico que o seu, ela se carregara negativamente por causa da perda de H+. A proteina W e H estão sendo colocadas num pH mais acido que os seus, e para manter sua basicidade em relação ao meio elas consomem H+ da solução ficando carregadas positivamente.

6. Explique como se dá a modificação das proteínas no processo de ondulação e alisamento dos cabelos
Na presença de calor o alisamento dos cabelos ocorre atraves das quebras das pontes de hidrogenio, por causa do calor fornecido pelos aparelhos utilizados,fazendo que as alfa-helices na alfa-queratina(proteina do cabelo) sejam esticadas ate que
cheguem a conformação beta totalmente estendida.Para a ondulação basta a contato com a agua, proporcionando novamente a formação das pontes de hidrogenio em posição mais estável.

7
.Explique como se da o mecanismo de deslizamento dos filamentos na contração muscular.
A miosina é a principal proteína dos filamentos grossos da Banda A.  Ao longo de cada filamento grosso há pequenas projeções laterais que conectam os filamentos grossos ao finos.  Nas bandas I há filamentos finos que se prendem a linha Z. A principal proteína desses filamentos é a Actina. Os filamentos finos de cada lado da linha Z adentram a banda A onde os filamentos grossos de Miosina se intercalam com os filamentos fino de Actina. Durante a contração, os filamentos finos deslizam sobre os grossos, o que provoca a aproximação das linhas Z e a diminuição simultânea das bandas I e zona H.


quarta-feira, 6 de março de 2013

Biocel


Nomeie os transportes 1, 2, 3:
Transporte Mediano, Transporte Transmembrana e Transporte vesicular.
No transporte vesicular, o que determina a fusão de um vesícula exclusivamente com a membrana do compartimento alvo?
Os marcadores de superfície da vesícula identificam a origem da vesícula e o tipo de carga.
Os receptores  do compartimento alvo identificam a vesícula. Ocorre a ancoragem; a especificidade da ancoragem depende das:  SNARES que são ptn transmembranosas que certificam a seleção e auxiliam na ancoragem. As SNARES pareadas de duas membranas distintas podem permitir a aproximação eo pareamento entre elas.
Cite 3 processos de degradação/renovação celular.
Reciclagem de organelas inutilizadas; reciclagem de substâncias que podem ser reaproveitadas;  Defesa e proteção fogocitária.
Explique a formação dos endossomos secundários.
Após o processo de formação de vesícula por endocitose, esta se une a outra vesícula que vem do complexo de golgi com a carga empacotada pela clatrina, e se funde dando origem ao endosomo secundário.
Explique a importância do processo de proteólise e dois compartimentos especializados nesse processo.
É importante para processos fisiológicos como a coagulação sanguínea, morte celular  e diferenciação de tecidos, processos invasivos contra tumores  e etc. Compartimentos: Proteossomo e lisossomo.
Células Eucariontes tem características a existência de citoplasma dividido. Explique algumas das consequências advindas da compartimentalização citoplasmática;
Permite maior organização do meio celular, permite que as células alterem o ambiente interno que as cercam possibilitando uma composição interna melhor pra determinadas atividades bioquímicas.
Explique como as células resolvem “resolvem” as questões relacionadas as trocas de substâncias entre os compartimentos.
Para que todos os compartimentos recebam nutrientes e troquem substâncias entre si, ocorre o movimento de ciclose.Porem as substancias são englobadas quando ocorre a sinalização de receptores químicos; através també das chaperonas que recebe ptn e as prepara para que possam funcionar no meio adequado.
Quais os elementos necessários para que uma proteína seja sintetizada para dentro do Reg?
Sinal peptídico no citosol. Ligamento da PRS x complexo sintético. Membrana do Reg tem receptores para  o complexo. Enzima do Reg separa o PRS do complexo e a síntese prossegue.