quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Final

QUESTIONÁRIO:

1 - RESUMA OS SEUS PONTOS DE VISTA SOBRE OS CONCEITOS DE MAYO.
Os fatores emocionais, relações humanas, sociais, interferem mais que os fatores físicos, economicos e financeiros.

3 - SE O GESTOR FOR MONTAR SEU TRABALHO EXCLUSIVAMENTE COM BASE EM CONSULTAS ÁS PESSOAS ENVOLVIDAS, LEVANDO EM CONTA SEUS SENTIMENTOS, ELE SERIA:

CERTAMENTE INEFICIENTE. o Gestor deve analisar de maneira cética e rígida as opiniões das pessoas envolvidas, sem sentimentos pessoais.

4 - QUAL A RELAÇÃO ENTRE O "SCIENTIFIC MANAGEMENT"(TAYLOR) E A MANEIRA CLÁSSICA DE ADMINISTRAR ENCONTRADA POR McGREGOR?

Taylor e Fayol. -> X - teoria. O ser humano é preguiçoso, precisa ser controlado, estigado e até punido para obtenção de resultados.

5 - Faça um quadrado comparativo entre as necessidades de pertencer,de estima e de auto-realização(maslow) e os conceitos de fatores motivadores e fatores higiênicos(Herzberg).

MASLOW E HERZBERG
NIVEL SUPERIOR
Auto-realização, auto-estima
NIVEL INFERIOR
socias
segurança
fisiológico
HERZBERG
FATORES MOTIVADORES
realização, reconhecimento
FATORES HIGIÊNICOS
Pertender = social -> fator higienico. nivel inferior

6 - QUAL FOI O IDEALIZADOR DA BUROCRACIA?

Max Weber

7 - QUAIS SÃO AS AS CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA ENCONTRADAS NO FILME FORMIGUINHAS?

Vimos coisas que lembram o stalinismo, como disciplina e igualdade entre as pessoas que compõem a sociedade, vista no filme como um super organismo (que na realidade poderia ser a burocracia estatal).
Outra característica seria de que o filme retrata Cuba e Fidel Castro. Um indício neste sentido seria o fato das formiguinhas terem nomes espanhóis e a música tocada durante a dança burocrática ser a famosa Guantanamera.
O general no filme acredita em raça pura, na capacidade dos soldados formarem uma nova ordem sem os fracos e ainda nos lembra as críticas feitas a Stalin e ao igualitarismo da União Soviética, bem como à burocracia cubana.

8 - INDIQUE AS VANTAGENS E DESVAMTAGENS DA BUROCRACIA

Vantagens: previsibilidade do funcionamento, redução de conflitos, hierarquia formalizada
Desvantagens: Excesso de formalismo e de papelório, Resistência a mudanças

9 - CASO UMA EMPRESA MODERNA OPTASSE EM GERIR SEUS RECURSOS COM BASE NO MODELO BUROCRÁTCO, ELA OBTERIA ÊXITO? POR QUE?

Não, Tem q interagir com o ambiente, flexibilidade, descentralizar, mudanças.

10 - O QUE VC CONSIDERA INCOMPATÍVEL ENTRE OS CONCEITOS TEÓRICOS APRENDIDOS SOBRE BUROCRACIA E A REALIDADE DAS "ORGANIZAÇÕES QUE SE DIZEM BUROCRÁTICAS"?

Rapidez - conservadorismo, eficiência.

11 - RELACIONE AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE A BUROCRACIA E A ESCOLA CLÁSSICA.

Taylor e fayol possuem muitas semelhanças e poucas diferenças em todo o trabalho apresentado por eles.
Diferenças: Burocracia não aceita mudanças e ela estar presa a “rotina” a teoria clássica da ênfase a na estrutura organizacional enquanto a burocrática da ênfase a máxima eficiência da organização
Semelhanças: Divisão de trabalho

12 - APONTE QUAIS AS CARACTERISTICAS DA BUROCRACIA ENCONTRADAS EM SUA EMPRESA.
Burocracia perfeita nao aceita o processo político.


QUAL TIPO DE HOMEM O BEHAVIORISMO PÕE ÊNFASE? CARACTERIZE-O
No homem Organizacional. afirmam que os processos mentais internos não são mensuráveis ou analisáveis, sendo, portanto, de pouca utilidade para a Psicologia empírica

FALE SOBRE A ORIGEM DA ABORDAGEM SISTÊMICA E QUAIS OS CONCEITOS MAIS IMPORTANTES.
Surgiu a partir dos trabalhos de Ludwig von Bertalanfy publicado em 1950 e 1958.
Conceitos mais importantes: * Conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário.
* Complexo de elementos em interação de natureza ordenada e não fortuita.

DEFINA DECISÃO E SEUS ELEMENTOS BÁSICOS
Decisão é uma escolha entre várias possibilidades.
Elementos básicos: informação, conhecimento, comunicação, julgamento e etc.

OBJETIVAMENTE, EXPLIQUE O QUE SIGNIFICA LIDERANÇA SITUACIONAL OU CONTINGENCIAL.
O conceito se baseia no princípio de que o estilo de liderança a ser utilizado depende mais da situação que da personalidade do líder. não há nada de absoluto nas organizações. Tudo é relativo; tudo depende das variáveis que influenciam nos negócios empresariais, com uma característica de mudança constante
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.Verdadeiro ou falso
- A unidade de comando quer dizer, uma cabeça e um plano para um grupo de atividades com os mesmo objetivos – VERDADEIRO

- O desenvolvimento tecnológico de nossos dias, tem como pressuposto básico o principio da divisão do trabalho e a especialização – VERDADEIRO

- A Experiência de Hawthorne “negava” o comportamento do homem segundo o modelo do “homo economicus” – VERDADEIRO

- O enfoque social se constitui em uma obrigação da empresa moderna face à nossa sociedade – FALSO

- A existência de grupos informais é algo inevitável, cabe a administração de uma empresa apenas acompanhar - VERDADEIRO

- O estudo dos tempos e movimentos, permite a racionalização do trabalho, pois todos os movimentos inúteis são cortados, reduzindo o trabalho e esforço – VERDADEIRO

- Segundo Taylor a abordagem clássica da administração, é um sistema fechado, que não interage com o seu meio e estável no tempo – VERDADEIRO

- Os conceitos e técnicas administrativas são aplicadas a séculos, mesmo que inconscientemente – VERDADEIRO

- Fayol preocupou-se com o operário, a maximização de sua eficácia – FALSO

- Taylor defendia a divisão do trabalho entre planejamento(direção), e execução(operario) - VERDADEIRO
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Introdução à Administração :

O Processo de Evolução das Empresas

Antes: o enfoque era na produção (taylorismo-fordismo)
Depois : o enfoque passou a ser nos recursos humanos
Hoje: foco no cliente


A Administração Científica – 1910 - TAYLOR
Divisão do trabalho os que planejam e os que executam

RESUMO DOS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - TAYLOR
- Método de trabalho Científico em substituição ao empírico;
- Seleção e treinamento científicos do trabalhador
- Incentivo” salarial de acordo com excedente de produção.
- Analisar cuidadosamente os detalhes de cada operação, e, ao mesmo tempo, planejar como melhora-lá. ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS.


Teoria Clássica – Henri Fayol
Divisão da empresa em áreas:

A. Técnicas: produzir, projetar.
A. Comercial: comprar, vender, trocar.
A. Financeira: buscar capitais, otimizar seu uso.
A .de Segurança: compostas por proteger propriedades e pessoas;
A . Contábeis: cuida do balanço, custos e estatísticas.
A . Administrativas: Planejamento, Organização, Comando e Controle.


Princípios da Administração

1 - Divisão do trabalho 10 – Eqüidade
2 - Autoridade e responsabilidade 11 - Estabilidade pessoal
3 - Disciplina 12 – Iniciativa
4 - Unidade de Comando 13 – Harmonia
5 - Unidade de Direção 14 - Ordem material
6 - Subordinação dos interesses pessoais aos organizacionais
7 - Remuneração de pessoal
8 – Centralização
9 – Hierarquia

Funções/Atos Administrativos
Planejar - é o ato de analisar condições presentes para determinar formas de atingir um futuro predeterminado.
Organizar -
Comandar - poder de dirigir os outros e levá-los a agir da forma desejada e constitui a base para a responsabilidade.
Controlar - é a função administrativa que mede e avalia o desempenho, viabilizando a adoção imediata de ação corretiva quando alguma falha no processo controlado é identificada.

As Conclusões de Hawthorne
Verificou-se que o nível de produção não é determinada pela capacidade física ou fisiológica, mas por normas sociais e expectativas que o envolvem.
1 - Comportamento social dos empregados
2 - Recompensas e sanções sociais -” Homem Social”
3 - Grupos informais / organizações informais
4 - Relações Humanas
5 - Importância do conteúdo do cargo
A Experiência de Hawthorne tinha por objetivo inicial estudar a fadiga, os acidentes, a rotação do pessoal (turnover) e o efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados. Essa experiência também foi motivada por um fenômeno apresentado de forma severa à época na fábrica: conflitos entre empregados e empregadores, apatia, tédio, alcoolismo, dentre outros.

A Pirâmide das Necessidades Humanas :
Maslow

Segundo sua teoria os seres humanos agem em função de suas necessidades, procurando satisfazê-las de maneira situacional por isso dinâmica. Desse modo Maslow indica haver uma hierarquia de necessidades com um nível superior ( necessidade de auto-estima e auto-realização) e inferior (necessidade fisiológica, de segurança e necessidades sociais), onde a medida em que fossem sendo supridas os de nível inferior, passariam seqüencialmente e ordenadamente, para níveis superiores


Mcgregor e as Teorias X e Y
Segundo a teoria X, é próprio da natureza dos seres humanos que eles prefiram ser dirigidos, evitem responsabilidades, tenham pouca ambição, desejem acima de tudo segurança”

Teoria Y
Por sua vez, propõe de certa maneira uma integração entre os objetivos organizacionais e pessoais, na medida em que preconiza uma mudança nas velhas suposições sobre o fator humano na empresa. Tal substituição se daria a partir da aceitação de alguns pontos:
1 - O gasto de esforço físico e mental no trabalho é tão natural às pessoas quanto se divertir ou descansar;
2 - Punições não são os únicos meios de fazer com que as pessoas cumpram os objetivos da empresa, autodireção e autocontrole poderão ser empregados pelas pessoas em benefício de tais objetivos.
3 - O empenho das pessoas para com os objetivos das empresas é uma função das recompensar associadas com sua obtenção...


O Behaviorismo ou abordagem comportamental

1- Conceito

De maneira bastante abrangente, pode ser definida como sendo: “o estudo e a análise das observações e verificações do comportamento humano a partir de processos científicos. Caracteriza-se por ser uma ciência indutiva, que valoriza o indivíduo e utiliza bases teóricas de outra ciências”
3- Objetivo

Estudar os fenômenos sociais através do comportamentos dos indivíduos e do estudo das causas que o influenciam, ou seja, suas pesquisas buscam entender, produzir e controlar o comportamento humano na organização, porém é apenas uma parte do problema, devendo ser complementado pelos demais segmentos da teoria.

4 - colaboradores da abordagem Behaviorista

Elton Mayo que militou em estudos anteriores (Hawthorne); Herbert Simon, considerado a figura de maior destaque nesta abordagem; Douglas Macgregor.

5- Contribuições importantes da abordagem comportamental

1 - Tomada de decisão: Segundo H. Simon os homens comportam-se racionalmente só com respeito á sua própria abstração do mundo real em termos de seu conhecimento limitado de conseqüência e alternativas. No lugar do homem econômico e da ”racionalidade objetiva” que depende dos valores comuns e também pessoais, e ainda, de seu modo único de perceber, aprender e pensar.
A decisão segundo Simon “é o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis
Os indivíduos participantes da organização percebem, raciocinam e agem racionalmente, definindo a sua participação ou não-participação na organização, são portanto, tomadores de decisão.

Decisão -> Provoca -> ação

2 - Autoridade: Contrapondo-se ao conceito de autoridade definido por Max Weber ( burocracia), a abordagem comportamental identifica a autoridade como um aspecto político do comportamento do indivíduo, baseado no conceito da aceitação do comando ou da persuasão.

3 - O Comportamento Administrativo: não tem condições de analisar integralmente todas as situações nem de procurar todas as alternativas possíveis. Assim o comportamento administrativo não procura “melhor maneira”, e sim a maneira satisfatória entre aquelas que consegue comparar ( racionalidade limitada pela escassez de informações).

MAYO

As conclusões da experiência foram:

* Nível de produção é resultante de Integração Social: é a capacidade social do trabalhador que estabelece o seu nível de competência e eficiência; quanto mais integrado socialmente no grupo de trabalho, tanto maior será a disposição de produzir;
* Comportamento Social dos empregados: verifica-se que o comportamento do indivíduo se apóia totalmente no grupo. Os trabalhadores não agem ou reagem individualmente, mas como membros de um grupo. Amizade e agrupamento social devem ser considerados aspectos relevantes para a Administração;
* Recompensas e Sanções sociais: são simbólicas e não-materiais, porém influenciam decisivamente a motivação e a felicidade do trabalhador. As pessoas são motivadas pela necessidade de “reconhecimento”, de “aprovação social” e “participação”. A motivação econômica é secundária na determinação da produção do empregado;
* Grupos Informais: definem suas regras de comportamento, suas formas de recompensas ou sanções sociais, punições, seus objetivos, sua escala de valores sociais, suas crenças e expectativas, que cada participante vai assimilando e integrando em suas atitudes e comportamento;
* As Relações Humanas: são as ações e atitudes desenvolvidas pelos contatos entre as pessoas e o grupo, permitindo uma atmosfera onde cada pessoa é encorajada a exprimir-se livre e sadiamente. Cada pessoa procurar se ajustar às demais pessoas do grupo para que seja compreendida e tenha participação ativa, a fim de atender seus interesses e aspirações;
* A Importância do Conteúdo do Cargo: o conteúdo e a natureza do trabalho têm enorme influência sobre o moral do trabalhador, tornando-o produtivo ou desmotivado. trabalhos repetitivos tendem a se tornar monótonos e maçantes afetando negativamente as atitudes do trabalhador e reduzindo sua eficiência;
* Ênfase nos aspectos emocionais: é a preocupação com as emoções e sentimentos dos funcionários. Elementos emocionais, não-planejados e até mesmo irracionais do comportamento humano devem ser considerados dentro da organização.


Para Elton Mayo: “O conflito é uma chaga social, a cooperação é o bem-estar social” . Conclui-se que: comprovada a existência de uma organização informal, a Experiência de Hawthorne contrapõe o comportamento social do empregado ao comportamento do tipo máquina, proposto pela Teoria Clássica, abrindo assim portas para um novo campo de abordagem da Administração: as Relações Humanas.

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